Ilustres faces de Hassis

Em parceria com a Fundação Hassis, graduandos em Design da UFSC criam retratos do pintor icônico da Grande Florianópolis

No segundo semestre de 2024, estudantes do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criaram retratos do pintor Hiedy de Assis Corrêa, conhecido pelo nome artístico de Hassis, na disciplina de Ilustração Digital, ministrada pelo professor Douglas Menegazzi. No exercício, os estudantes fazem referência ao estilo de obras ou coletâneas artísticas do artista, que marcou a capital catarinense com seus trabalhos. A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação Hassis, com a intenção de desenvolver a curricularização do ensino e valorizar a cultura local nas práticas da formação em Design pela UFSC.

A atividade foi proposta para os estudantes exercitarem conhecimentos multidisciplinares de forma aplicada, como pesquisa visual e do estilo gráfico, expressão e linguagem pictórica, técnicas de desenho, pintura e o uso do software Photoshop. Para muitos dos alunos, a produção do retrato de forma digital foi a primeira experiência com pintura, assim como o primeiro contato com o Photoshop. Portanto, foi necessário um processo metodológico sistemático e interativo, no qual, em cada etapa, os estudantes foram preparados com conhecimentos teóricos e instruções técnicas, bem como praticaram e exploraram possibilidades.

De início, os alunos fizeram uma imersão na vida e obra de Hassis, estudando sua biografia e analisando elementos característicos de suas produções, como traços, cores, formas e texturas. A partir dessa pesquisa, elaboraram moodboards e esboços, explorando composições geométricas e enquadramentos inspirados no estilo do artista. Cada etapa do processo foi amparada e orientada pelo professor e pela monitora da disciplina, a estudante Brenda Dellinocente. A abordagem incluiu desde estudos morfológicos iniciais até a aplicação de paletas de cores, texturização e refinamento dos detalhes, culminando em ilustrações digitais que capturam a essência dos trabalhos de Hassis. 

A parceria com a Fundação Hassis foi fundamental para a contextualização cultural do projeto. A instituição, dedicada à preservação e difusão do legado do pintor, mantém um acervo extenso e diversificado que reflete a riqueza das artes plásticas catarinenses. Na casa em que o artista viveu, hoje sede da Fundação, são promovidas exposições, oficinas e atividades educativas. A Fundação Hassis disponibilizou coletâneas de livros sobre a vida e obra do artista em diferentes fases e estilos de sua produção, material de base para a pesquisa e produção dos estudantes.

Ao reinterpretar digitalmente as obras de Hassis, os estudantes aprimoraram suas habilidades técnicas e contribuíram para a divulgação do legado de uma figura emblemática da arte local, catarinense e da Grande Florianópolis. A abordagem, além de contribuir para a formação dos graduandos, estimula a compreensão crítica sobre o papel do design na preservação cultural e na construção da identidade local. O projeto reforça a riqueza da cultura e memória regionais para a aplicação em estudos, práticas de ensino e na formação acadêmica.

Confira os retratos: 

Ilustração por Amábile Cristina Gerber.
Ilustração por Beatriz Padaratz Mendes.
Ilustração por Isabela Ceni.
Ilustração por Julia A. Brito.
Ilustração por Lyan Monsores.
Ilustração por Natália da Silva Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações