Ana Muniz
A sexta edição do Dança em Cena começa hoje (30), com mostras durante a tarde no Floripa Shopping e uma noite de gala no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O espetáculo, intitulado “Celebra”, inicia às 20h30 e seus ingressos já esgotaram. Com quatro dias de duração, a edição deste ano tem apresentações de dez gêneros de dança e um curso de capacitação na técnica PBT (Progressing Ballet Technique). Toda a programação pode ser acessada gratuitamente.

A noite de gala, “Celebra”, leva ao palco coreografias da Cenarium Escola de Dança, do Grupo Art & Soul e da Cia Lona Azul. “Desabituar-se”, montagem da Cenarium coreografada por Gui Fant, Julia Milan, Gabriel Ferreira e Lidiani Emmerich, traz reflexões sobre hábitos, rotina e identidade com referências de danças urbanas. O Grupo Art & Soul apresenta o espetáculo “Having Fun” que, com direção de Juliana Querino, traça paralelos entre o movimento hip hop e a evolução de jogos e brincadeiras. Já na montagem “Através do Avesso” da Cia Lona Azul, dirigida por Johny Fabricio e Fabiano Souza, é contruída uma história de libertação do ego que combina circo, dança e teatro.
Durante todos os dias de evento, serão realizadas sessões de mostras coreográficas de diferentes estilos de dança no Floripa Shopping, no bairro Saco Grande. Uma das novidades da edição deste ano, o curso sobre PBT, ocorrerá na Cenarium Escola de Dança no sábado (1), das 13h30 às 18h. A aula será ministrada pela bailarina Mônica Gross, formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A diretora artística do evento, Aline Menezes, explica que, apesar da técnica PBT trazer o ballet em sua sigla, ela pode ser aplicada por profissionais de diferentes áreas da dança. “O grande diferencial desse trabalho é o olhar para a prevenção de lesões e a desenvoltura muscular”, acrescenta.
Segundo Aline, um dos objetivos da programação é dar visibilidade a dançarinos e escolas de dança da Grande Florianópolis, assim como democratizar e facilitar o acesso a essa arte. “Muitas pessoas começam a dançar a partir do evento, resgatam suas histórias de terem dançado crianças e retomam a dançar quando adultas”, afirma. O Dança em Cena é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.
Deixe um comentário