Deborah Caetano e Marcelo Pedrozo

Em abertura das comemorações de seus 170 anos, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) promove hoje (22) uma roda de conversa com escritores da Academia Catarinense de Letras, no Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), às 15h. Os convidados discutem o papel da biblioteca no processo de leitura e construção da escrita. Na cerimônia aberta ao público, serão prestadas homenagens a agentes ilustres da biblioteca: ex-funcionários, ex-diretores e usuários de destaque, como o mais antigo (uma pessoa de 94 anos), o mais frequente e o que mais emprestou obras ao acervo nos últimos 10 anos.
Amanhã (23) as atividades acontecem na própria BPSC e são direcionadas especialmente ao público infantil. A escritora infanto-juvenil Tânia Maria da Silva realiza um bate-papo sobre sua obra “A bordadeira de sonhos” às 14h.Já às 15:30 do mesmo dia, a autora ministra uma oficina literária para crianças entre 9 e 10 anos. O agendamento é feito pelo telefone: (48) 3665-6420.
Na sexta-feira(24), acontecem três cafés literários (leitura e conversa seguidos por um coffee break) com a autora Edla Zim. A primeira apresentação de seu livro infantil sobre Anita Garibaldi, “O livro de Anita”, é às 9h e a segunda, às 14h – ambas para alunos do 5° ano do fundamental. Às 17h, Edla dialoga com o público adulto acerca de sua metodologia na escrita e vivência literária.
Nos dias 27 e 28, às 20h, o professor Dr. Cesar Karpinski, em parceria com o Laboratório de Conservação e Restauração (LABCON) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministra uma oficina online sobre a conservação de acervos em suporte de papel. As inscrições são realizadas através do link: http://inscricoes.ufsc.br/oficinadeconservacaobpsc.
Também no dia 27, segunda-feira, acontece um workshop destinado para contadores de histórias, educadores e todos os interessados em desenvolver sua criatividade. O Workshop “Processos Criativos na Contação de Histórias” aplicado por Felícia Fleck, bibliotecária e doutora em Ciência da Informação, começa às 14h, no Auditório da BPSC. Para participar, basta se inscrever em: bit.ly/workshopfeliciafleck.
No dia 28, às 10h, Felícia volta ao Auditório da BPSC para o ensaio aberto e debate do “Jeitos de Mudar o Mundo” — um espetáculo de histórias, textos e músicas. A audiência aguardada para a atividade são grupos escolares e o público geral. Para encerrar a semana de comemorações, a banda musical Asas Do Ipiranga apresenta o espetáculo “Era uma vez”, que traz trechos de dez obras infanto-juvenis (como Pinóquio, Frozen, dentre outras). A performance acontece na próxima quarta (29), às 20h, no Teatro Ademir Rosa do CIC. Embora os ingressos estejam esgotados, vale ressaltar que cada participante deve levar 1kg de alimento não perecível no dia da apresentação.
Para a administradora da Biblioteca, Cleonisse Inês Schmitt, o papel social da instituição cultural mais antiga do estado é oportunizar a formação do cidadão por meio do acesso gratuito à informação e a um ambiente de estudos. A BPSC também oferece projetos de formação e coopera com autores que desejam divulgar seus trabalhos.
A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 31 de maio de 1854 pelo presidente da província catarinense da época, João José Coutinho, mas foi oficialmente inaugurada em janeiro de 1855. Atualmente a BPSC recebe, em média, 300 visitantes todos os dias.
Conheça mais iniciativas da BPSC para a comemoração de seus 170 anos de história:
- Concurso de Poesia: “Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes da biblioteca”
As poesias podem ser em texto, vídeo (em língua portuguesa ou em libras) ou áudio. As 27 poesias vencedoras farão parte de um e-book publicado na página da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). As inscrições começam hoje (22) e vão até o dia 8 de setembro. A regulamentação do concurso e outras informações estão disponíveis em: bit.ly/poesiasbpsc170.
- 4ª edição do “Desafio da BPSC: Desenho do livro que eu li – inclusivo”
Crianças e adolescentes que residem em SC podem enviar desenhos ou pinturas inspiradas em alguma leitura que tenham feito. A faixa etária permitida para participar é de 0 a 14 anos. O regulamento do concurso e as datas serão divulgados em breve no site da BPSC.
- Exposição “BPSC 170 anos de história”
Até o dia 30 de junho deste ano, no hall de entrada da Biblioteca, a mostra “BPSC 170 anos de história” traz uma linha do tempo (através de paineis com fotografias, documentos e notícias) sobre os principais acontecimentos da instituição. Alguns livros (que fazem parte das primeiras doações à BPSC) e documentos históricos pertencentes ao fundo arquivístico do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC) são expostos ao público, resgatando o passado da Biblioteca e suas mudanças ao longo do tempo.
Deixe um comentário