30PRAUM traz Matuê, Teto e Wiu para festival em Florianópolis

A agenda cultural do fim de semana inclui espetáculos e lançamentos

Ana Muniz

Em 2023, o 30PRAUM ganhou na categoria “Gravadora Destaque” no Prêmio Rap Nacional. (Foto: Mateus Aguiar)

Os artistas de trap Matuê, Teto e Wiu, do selo 30PRAUM, apresentam shows em Florianópolis neste sábado (20). O festival ocorre no Stage Music Park, com início às 18h. Na setlist, estão inclusas apresentações dos três artistas, com destaque para o último show da turnê “Máquina do Tempo”, de Matuê.

30PRAUM é o selo fonográfico fundado pelo cantor Matuê em 2016, do qual Teto e Wiu também fazem parte. Atualmente, o selo possui vários lançamentos de sucesso. No Youtube, o 30PRAUM acumula mais de três bilhões de visualizações e seis milhões de inscritos.

Os ingressos para o festival estão à venda no site Ingresse.

E mais:

Música

O concerto “Clássicos com Energia” conta com a participação da banda de rock instrumental Brasil Papaya e da cantora soprano Carla Domingues. (Foto: Toia Oliveira)
  • De volta ao palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a Camerata Florianópolis apresenta “Clássicos com Energia” sob a regência do maestro Jeferson Della. O concerto traz temas da música clássica em arranjos para orquestra e banda de rock, feitos por Alberto Heller. O espetáculo ocorre hoje (19), às 19h30. Ingressos podem ser adquiridos pelo site Blue Ticket.
  • Hoje (19), a Sexta Jazz AF homenageia mais um grande músico: o trombonista brasileiro Raul de Souza (1934-2021). Para a apresentação, subirão ao palco o multi-instrumentista Alegre Corrêa, o trombonista Hemerson Calandrini, o baterista e o baixista Glauco Sölter, que tocava para Raul de Souza. O concerto tem entrada gratuita e ocorre no Villa Romana Shopping (piso G2), às 20h.

Artes visuais

“Notas de uma Melodia Visual” estará disponível no CIC até 18 de agosto. (Arte: Eliane Prudencio)
  • Uma nova exposição chega ao CIC neste fim de semana: “Notas de uma Melodia Visual”, de Eliane Prudencio da Costa. Nela, a artista exibe pinturas inéditas que retratam um universo onírico, explorando a visualidade e sonoridade. A inauguração da mostra, que está exibida no Espaço Oficinas de Arte, será no sábado (20), às 19h, e terá a participação da banda Mil Flores. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 21h.
  • Também no sábado, chega ao fim a exibição do catálogo “Língua Louca”, de Letícia Cardoso, na Helena Fretta Galeria de Arte. O encerramento conta com uma conversa aberta ao público com a artista às 10h. As obras de “Língua Louca” foram construídas com diversos suportes e materiais e trazem temas como psicanálise e feminismo. 
  • O CIC conta com mais uma exposição — “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”, por Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein. A mostra retrata a luta e a resiliência feminina por meio de contos e figuras mitológicas, como Nüwa, Medusa, Penélope e Aracne. Está aberta para visitas de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
  • A mostra “Exaptações”, de Juliana Hoffmann, está exposta na Fundação Cultural BADESC. As mais de 40 obras da exibição incluem desde trabalhos com pintura a readymades e trazem interpretações contemporâneas do conceito de “ruínas”. Visitas podem ser feitas de forma gratuita de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
  • “Etérea”, que inclui cerca de 100 obras que exploram o universo do divino, segue aberta para visitantes no Instituto Collaço Paulo. A exposição tem entrada gratuita e pode ser acessada de segunda-feira a sábado, 13h30 às 18h30.
  • “Estandartes em Contratempos”, mostra do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) que destaca a estética, ritos e processos do fazer carnaval das Escolas de Samba da Grande Florianópolis, segue aberta para visitas gratuitas. É possível acessá-la de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e nos sábados, das 10h às 13h30.

Literatura

Marcio Markendorf, um dos co-autores, é escritor e pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). (Foto: Divulgação)
  • A Fundação Cultural BADESC recebe o lançamento do livro-objeto “Imagenações” nesta sexta-feira (19), às 19h. A obra construída pela interlocução de várias linguagens artísticas de seus seis co-autores: Andréa C. Scansani, Kristel Kardeal, Lucas Gabriel Soares, Marcio Markendorf, Milena Fernandes Correia e Nílbio Thé. No evento, ocorrerá a distribuição gratuita do livro e sessão de autógrafos. Além disso, haverá leitura dramática e exibição de vídeos.
  • A sexta-feira ainda conta com mais um lançamento literário: “Mulheres do Barro”,da jornalista Júlia Matos. O livro é um conjunto de biografias sobre mulheres catarinenses que enfrentaram realidades como a escravidão por dívida, trabalho infantil e exploração de mão de obra. O evento ocorrerá às 19h no Centro Cultural de Palhoça.

Cinema

“Medo dos Vivos” é uma produção independente. (Foto: Divulgação)
  • O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil leva à sala Gilberto Gerlach do CIC um lançamento feito por e para crianças. A sessão de estreia de “Medo dos Vivos”, roteirizado e produzido pelos alunos e alunas da Escola Olodum Sul, ocorrerá no sábado, às 18h. Após a exibição, haverá um bate-papo com o diretor e os atores. Ingressos são gratuitos e distribuídos por ordem de chegada.
  • Este sábado ainda tem outra sessão do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil às 16h. Nela, será exibido “Meu Amigãozão – O Filme” (2022). As entradas também são gratuitas.
  • Mais uma exibição com entrada gratuita no sábado: o Cineclube Camarim traz o filme “Fúria” (1936), dirigido por Fritz Lang, às 19h no Centro Cultural Camarim. Depois da sessão, será realizada uma roda de conversa sobre a obra com o diretor Jefferson Bittencourt e a atriz Giselle Kincheski. Ingressos podem ser retirados no site Sympla.
  • Entre 18 e 24 de julho, a agenda do Paradigma Cine Arte contém filmes que adquiriram destaque em festivais internacionais. Do 74º Festival de Cannes, o longa brasileiro “A Flor do Buriti” (2024), com direção de Renée Nader Messora e João Salaviza, retrata a sobrevivência e resistência do povo indígena Krahô durante a Ditadura Militar. A programação inclui também o documentário premiado em diversos festivais internacionais em 2023, “Orlando, Minha Biografia”, dirigido pelo filósofo Paul B. Preciado. Por último, são exibidos dois filmes da 8 ½ Festa do Cinema Italiano: “Ainda Temos o Amanhã” (2023), da diretora Paola Cortellesi, e “O Sequestro do Papa” (2023), de Marco Bellocchio. Mais informações sobre horários e ingressos estão disponíveis no site do cinema.

Teatro

  • Grupo Armação apresenta “A Cantora Careca” sob a direção de Chico De Nez em duas sessões neste fim de semana. O texto da peça, escrito por Éugenio Ionesco em 1949, é um dos mais emblemáticos dentro do movimento do Teatro do Absurdo. As sessões ocorrerão na sexta-feira (19) e no sábado (20), ambas às 20h30, na Casa do Teatro do Grupo Armação. Ingressos estão à venda no site Sympla.
  • A turnê nacional do espetáculo “O Palco Encantado do Rock no Brasil – Rock Para Crianças” chega ao Teatro Ademir Rosa neste sábado, às 16h. A peça musical traz apresentações de grandes sucessos do rock nacional, de artistas como Roberto e Erasmo Carlos, Mutantes, Secos e Molhados e Legião Urbana. Ingressos podem ser adquiridos no site Disk Ingressos.
  • O domingo (21) tem mais uma peça para as crianças: “Pacacoenco”, do grupo Ospália, no projeto Domingo com Teatro. Começa às 11h30 no cinema do Villa Romana Shopping. A entrada é gratuita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *