Alice Maciel e Marcelo Pedrozo

Uma sala com piso de madeira, janelas abertas e cerca de dezesseis pessoas deitadas no chão. No centro, Gabriel Souza Alcântara Machado orienta um exercício de respiração e movimento corporal. A cena poderia ser de uma aula de teatro ou dança, mas não: é o “Workshop Purpurina – Drag em Movimento”, que aconteceu na terça-feira (23) à tarde no Bloco D do CCE, dentro programação da 10ª Edição do Experimenta UFSC.
O workshop, ministrado por Gabriel — conhecido artisticamente como Gab Gab —, trouxe a arte drag para dentro da universidade focando não na maquiagem ou no figurino, como de costume, mas na corporalidade e na construção de identidade através do movimento.
A metodologia do despertar identitário

A oficina começa de forma simples: cada participante escolhe um animal para criar sua personalidade drag. “Quando você para pra pensar em um bicho, você pensa em coisas que queria ser”, diz Gabriel. A partir dessa escolha, o grupo faz improvisações teatrais, como simular cinco ou seis pessoas presas num elevador, cada uma com as características do animal que escolheu.
A metodologia busca, nas palavras do próprio ministrante, “pegar uma personalidade única e escrachar ela”, especialmente considerando que muitos participantes têm seu primeiro contato com a arte drag. “É um primeiro contato, depois as pessoas vão se aprofundando e fazendo personalidades mais complexas”, pontua Gabriel.
Para Gabriel “Drag é muito acessar as suas coisas, as suas histórias, os seus jeitos, pra criar algo: performance, história, drag faz tudo”, define o artista-pesquisador. A arte drag ganha contornos de autoconhecimento no ambiente universitário, onde muitos jovens ainda estão descobrindo quem são. “Drag é sobre o que a gente sempre quis ser e nunca pôde”, resume.
O workshop atrai principalmente estudantes da própria UFSC, com destaque para alunos de artes cênicas, curso de Gabriel. No entanto, a atividade também recebe participantes externos à universidade. Como incentivo adicional, todos os participantes do workshop recebem ingressos cortesia para o espetáculo “Purpurina”, onde poderão assistir Gabriel em sua persona drag Gab Gab.
Deixe um comentário