Florianópolis recebe 1ª Mostra de Cinema Japonês no CIC

Todas as sessões do evento têm entrada gratuita

Ana Muniz

5 Centímetros por segundo, do diretor Makoto Shinkai, mostra como o jovem Takaki lida com seu afastamento de Akari, garota que ele amava na infância.

Nesta quinta-feira (26), começa a “1ª Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis” no Centro Integrado de Cultura (CIC). No evento, que encerrará no domingo (29), serão exibidos 11 filmes japoneses de diferentes gêneros, como as aclamadas animações Ponyo (2008) e 5 Centímetros por segundo (2007). As sessões têm acesso gratuito, concedido por ordem de chegada, e ocorrerão no Cinema Gilberto Gerlach e no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), ambos espaços do CIC. 

A mostra é promovida pela organização Nipocultura Florianópolis, que tem o objetivo de divulgar a cultura japonesa na capital, com apoio institucional da Fundação Japão em São Paulo. Além disso, é realizada em parceria com a Mostra de Cinema Infantil.

Segundo Hisae Kaneoya, integrante do Nipocultura Florianópolis que fez parte da organização da mostra, a curadoria foi construída com a ideia de destacar o Japão atual, pós-Segunda Guerra Mundial, com suas transformações e influências exteriores. Devido a isso, a programação é composta majoritariamente por filmes lançados no século XXI. “Todo mundo gosta do Japão tecnológico, moderno, mas será que nele ainda está presente a tradição, os costumes e os valores? Tenho essa curiosidade”, explica Hisae. 

Em Lanchonete Kamome, o cotidiano dos personagens que frequentam a lanchonete administrada pela japonesa Sachie em Helsinque, capital da Finlândia.

Além disso, o anime dos anos 90 Kappa: o duende do rio e o Sampei (1992) traz a temática dos Youkais, criaturas do folclore japonês. Esses seres já foram trabalhados em outros projetos do Nipocultura Florianópolis, como a exposição Universos Imaginários: Yokai no Japão, Folclore no Brasil, exibida no CIC de 14 de agosto até 15 de setembro.

Na história de Kappa: o duende do rio e o Sampei, o jovem Sampei é transportado para a terra dos duendes, onde faz amizades e enfrenta monstros.

A maioria dos filmes faz parte do acervo da Fundação Japão em São Paulo, que possui os direitos autorais adquiridos das obras. De acordo com Minori Miyake, da Fundação Japão em São Paulo, a expectativa é que, com o interesse do público na mostra, seja possível promover mais projetos que destaquem a cultura japonesa em Santa Catarina — sobretudo na capital. “O Paraná tem mais eventos por causa da comunidade japonesa [de lá]. No Rio Grande do Sul também, como tem o Escritório Consular, existem pequenas atividades acontecendo. Mas vejo que, em Florianópolis, a gente ainda poderia levar mais [eventos]”, afirma Minori. 

Hisae, que veio de São Paulo para a capital catarinense, observa que a cultura japonesa é algo novo para a cidade e desperta curiosidade e dúvidas entre os manezinhos. “Os filmes vão poder responder essas perguntas”, diz.

Confira a programação da 1ª Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis:

16h: Abertura, seguida da exibição do filme Little nights, little love (De Rikiya Imaizumi / Drama, Romance / 2020 / Classificação indicativa: 12 anos)

Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach

19h30: Segunda Chance (De Kenji Uchida / Comédia, Drama / 2012 / Classificação indicativa: 12 anos)

Local: MIS/SC

16h: Entre nós (De Yasuo Okuaki Juventude / Drama, Música (taiko) / 2021 / Classificação indicativa: livre)

Local: MIS/SC

19h30: O lugar onde pertenço (De Shinji Azuma / Drama / 2016 / Classificação indicativa: 12 anos)

Local: MIS/SC

14h: Kappa: o duende do rio e o Sampei (De Toshio Hirata / Animê, Fantasia Yokai, Aventura, Família / 1992 / Classificação indicativa: 10 anos)

Local: MIS/SC

16h: As linhas que me definem (De Nori Koizumi / Drama / 2022 / Classificação indicativa: 12 anos)

Local: MIS/SC

16h: Ponyo (De Hayao Miyazaki / Animação / Japão / 2008 / Classificação indicativa: livre) – Em parceria com o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil

Local: Cinema Gilberto Gerlach

18h: 5 Centímetros por segundo (De Makoto Shinkai / Animê, Juventude, Romance / 2007 / Classificação indicativa: 12 anos) – Em parceria com o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil

Local: MIS/SC

19h30: O Trem Hankyu: um milagre de 15 minutos (De Yoshishige Miyake / Drama, Romance / 2011 / Classificação indicativa: 12 anos)

Local: MIS/SC

16h: Lanchonete Kamome (De Naoko Ogigami / Drama / 2006 / Classificação indicativa: 12 anos)

Local: MIS/SC

19h30: Summer Blooms (De Ryutaro Nakagwa / Drama, Romance / 2017 /  Classificação indicativa: 12 anos)

Local: MIS/SC


Ana Muniz

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editora-chefe do Caderno Cultural Expressões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *