Ana Muniz
Nesta sexta-feira (30), a Camerata Florianópolis retorna ao palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), para apresentar um concerto de música clássica. O espetáculo, que começa às 19h30, tem regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos do violonista Felipe Coelho e do pianista Alberto Heller.
O programa será repleto de contrastes, com o classicismo de artistas como Mozart e Cimarosa e a sonoridade contemporânea de Joaquim Rodrigo.
Ingressos para a apresentação podem ser adquiridos pelo site BlueTicket.
E mais:
Música
- A banda Jovem Dionísio, conhecida pelo hit Acorda Pedrinho, chega à Florianópolis com a turnê Cadeiraria. O show será no sábado (31), no pub John Bull, na Lagoa da Conceição. No repertório, estão incluídas canções do mais recente álbum do grupo: Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais). A abertura da casa começa às 20h. A venda de ingressos está disponível no site Meaple.
- O cantor, ator, escritor, humorista e diretor Moacyr Franco traz ao Teatro Ademir Rosa um show com sucessos de seus 60 anos de carreira, como Doce Amargura, Seu Amor Ainda é Tudo e Tudo Vira Bosta. A apresentação será no domingo (1) às 19h. Entradas podem ser adquiridas no site BlueTicket.
Artes visuais
- A exposição Amazônia, da artista plástica Désireé Sessegolo, chegou ao CIC na última quarta-feira (28). A mostra faz parte da oitava edição do Italian Design Day (IDD) e apresenta esculturas que exploram o potencial de transformação do vidro e trazem uma reflexão sobre a destruição da floresta Amazônica. É aberta para visitas gratuitas das 10h às 21h.
- Na Sala Lindolf Bell 1 do CIC, a exposição Universos Imaginários: Yokai no Japão, Folclore no Brasil marca o Dia Folclore no Brasil (22 de agosto) Dia do Yokai no Japão (8 de agosto). Yokais são seres sobrenaturais do folclore japonês que podem se manifestar como monstros ou fantasmas, por exemplo. A mostra possui desenhos, origamis e outras peças produzidas por vários artistas. Pode ser acessada gratuitamente de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
- Já na Sala Lindolf Bell 2, estão exibidas obras das três artistas finalistas do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024: Camila Martins, Dariane Martiól e Celaine Refosco (a vencedora). São pinturas, esculturas, fotografias e outras peças que experimentam diferentes técnicas, materiais e temáticas. A entrada é gratuita, disponível de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
- Prorrogada até 5 de outubro, Estandartes em Contratempos segue exposta no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC). Com relatos, fotos, pinturas, documentos e objetos, a mostra destaca a estética e a cultura do “fazer carnaval” das Escolas de Samba da Grande Florianópolis. Está aberta para visitantes gratuitamente de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e nos sábados, das 10h às 13h30.
- A exposição Street Feelings, do fotógrafo Jairo Cardoso, está disponível no Shopping Itaguaçu, em São José. É composta por fotografias de rua que capturam momentos efêmeros e promovem a reflexão sobre o cotidiano. Visitas são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (2).
Cinema
- A turminha mais querida do Brasil fará parte do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil neste sábado (31). Na sala Gilberto Gerlach, no CIC, às 16h, será exibido o longa Turma da Mônica: Lições (2019). Entradas são gratuitas e distribuídas por ordem de chegada.
- Neste fim de semana, o Cineclube Camarim traz duas sessões da “Mostra Grandes Diretores do Cinema”, ambas com filmes dirigidos por Federico Fellini. No sábado (31), às 19h, será projetado o longa A Estrada da Vida (1954). No domingo (1), no mesmo horário, será exibido Os Boas-Vidas (1953). Ambas as exibições ocorrerão no Centro Cultural Camarim e contam com uma roda de conversa após a sessão. Ingressos gratuitos podem ser adquiridos no site Sympla.
- Mais uma exposição no CIC: Verdejante homenageia Antonio Celso dos Santos, filósofo, cineasta, diretor-geral e idealizador do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). Está no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e conta com recursos multimídia, objetos, fotografias, áudios, livros e trechos de filmes feitos por Antonio. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
- A programação do Paradigma Cine Arte até 4 de setembro foi feita para quem gosta de filmes de drama. O longa Tipos de Gentileza (2024), do diretor Yorgos Lanthimos, que obteve sucesso com seu lançamento anterior Pobres Criaturas (2023), estará na tela do Paradigma às 20h50. O outro horário da noite, 18h30, está reservado para O Último Pub (2023), dirigido por Ken Loach. Na sessão das 16h20, será projetado A Viúva Clicquot (2023), drama com direção de Thomas Napper passado no século XVIII. Já o longa Motel Destino (2024), do diretor cearense Karim Aïnouz, está disponível no horário das 14h. Mais informações sobre a agenda e a venda dos ingressos podem ser encontradas no site do cinema.
Teatro
- A drag queen “A Nova Hera” sobe ao palco do Teatro da Ubro neste sábado para duas sessões de seu espetáculo Quimera – Um espetáculo muito Drag. A apresentação tem inspiração em musicais, cinema e cultura pop e traz uma busca por autenticidade e expressão. Entradas para ambas as sessões, uma às 18h e outra às 21h, podem ser adquiridas no site Sympla.
- A Cantora Careca, peça de Éugenio Ionesco, será encenada na Casa do Teatro do Grupo Armação na sexta-feira (30) e no sábado (31), às 20h em ambos os dias. O texto de Ionesco é emblemático para o movimento do “Teatro do Absurdo”, que propõe uma dramaturgia desapegada da lógica e da racionalidade. Ingressos estão à venda no site Sympla.
- O Museu Victor Meirelles recebe o espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo nesta sexta-feira (30). Com entrada gratuita, a montagem é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com organização do Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade e do Projeto Sintoma. Quem estiver presente na plateia receberá certificado de 4 horas de participação.
Deixe um comentário