Concerto homenageia o trombonista Raul de Souza em Florianópolis

O artista carioca é considerado um dos maiores instrumentistas de jazz no Brasil e no mundo

Ana Muniz

O carioca Raul de Souza ganhou atenção internacional com suas composições de samba-jazz. (Foto: Silvio Aurichio)

O espetáculo “Sexta Jazz AF | Tributo a Raul de Souza” reúne músicos de jazz do sul do país para homenagear o falecido artista brasileiro, conhecido por suas habilidades como trombonista. Com entrada gratuita, o evento ocorre nesta sexta-feira (19), às 20h, no Villa Romana Shopping (piso G2), em Florianópolis. 

Raul de Souza é considerado um dos maiores trombonistas da história. Além de ter destaque no improviso suingado e no samba-jazz, foi o inventor do chamado “souzabone”, um trombone de pistão com quatro válvulas, uma a mais em comparação ao instrumento em sua forma tradicional. O músico morreu em junho de 2021, aos 86 anos, em Paris.

Entre os convidados para o concerto, estão o multi-instrumentista vencedor do Grammy, Alegre Corrêa, e o baixista e compositor Glauco Sölter, que dividiu o palco com Raul de Souza e foi seu diretor artístico por mais de 15 anos. Também participam da apresentação Hemerson Calandrini, no trombone, e Richard Montano, na bateria.

O repertório do concerto inclui obras representativas da carreira de Raul de Souza, desde composições feitas pelo artista a músicas feitas em sua homenagem, como “O sopro” de Alegre Corrêa. Além disso, terá uma balada inédita composta e gravada por Raul, mas nunca lançada.

Para Glauco Sölter, manter a memória de Raul viva por meio é importante tanto para quem já conhece sua obra quanto para permitir que ela atinja outros públicos. “Cultuar a história da música brasileira e dos nossos grandes mestres sempre agrega às novas gerações”, afirma.

Glauco já tocou com grandes nomes da MPB, como João Bosco, João Donato e Toninho Horta. (Foto: Divulgação)

O projeto Sexta Jazz AF é uma iniciativa da Aliança Francesa de Florianópolis que promove concertos gratuitos desde 2014. Muitas das apresentações celebram artistas emblemáticos do jazz, como Miles Davis, Clifford Brown e Norah Jones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *