Ana Muniz
Esta semana começa em Florianópolis a “1ª Residência Ballroom Casa das Duras: jogar, resistir e sonhar”, com palestras e oficinas gratuitas relacionadas ao estilo de dança “voguing” (ou “vogue”) e outras corporeidades da cultura ballroom. Com quatro dias de duração, o evento inicia amanhã (27) e será encerrado com uma ball — tipo de festa que deu origem à ballroom, com competições estéticas e dançantes. O projeto, selecionado pelo edital “Retomada 2023 – Dança” da Fundação Nacional das Artes (Funarte), é organizado pela Casa das Duras.
A cultura ballroom tem suas origens na comunidade negra e LGBTQIA+ de Nova Iorque nos anos 1970. Nessa cena, começaram a ser realizadas “balls”, bailes em que pessoas queer se expressavam livremente e disputavam em diferentes categorias, com destaque para a dança “vogue”. Quem competia nessas festas geralmente pertencia a “houses” ou “casas”, coletivos liderados por “mothers” e “fathers” (ou mães e pais) que acolhiam indivíduos LGBTQIA+ — geralmente abandonades por suas famílias de sangue. Ao longo dos anos, a ballroom se disseminou pelo mundo e ganhou força no Brasil na década passada.
As oficinas e palestras serão ministradas no Centro Cultural Veras por nomes de destaque na ballroom nacional. São três aulas, uma para cada vertente do vogue: Old Way, New Way e Vogue Femme. Inscrições para as oficinas estão encerradas.
A Mostra Ball, programada para o último dia da residência (30), também traz convidades de prestígio da ballrom brasileira para compor o júri das competições, como a Trailblazer Ákira Avalanx e o Legendary Papi Aru Cabal. O baile ocorrerá no bairro Agronômica e incluirá sete categorias competitivas, cada uma com um “dresscode” (ou seja, uma exigência de traje para participar).
A ball contará com um espaço acessível para pessoas com deficiência e intérprete em Libras. “Nosso intuito é difundir a cultura ballroom de Floripa e do Sul, empregando uma visão de acessibilidade pensada aos seus extremos”, afirma a mother Dudazone, multiartista e fundadora da Casa das Duras. A programação completa da residência está disponível no perfil do Instagram da casa organizadora.
Deixe um comentário