Ana Muniz
O rapper Emicida leva para São José a turnê “A Gira Final”, que simboliza a despedida de um do seu projeto “AmarElo”. A apresentação ocorrerá hoje (21), às 20h30, na Arena Opus.
“AmarElo” iniciou em outubro de 2019, quando o artista lançou o álbum de estúdio homônimo, com 11 faixas. No ano seguinte, o álbum foi premiado no Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa”. O projeto do rapper também resultou no documentário “Emicida: Amarelo – É Tudo Pra Ontem”, lançado pela Netflix. Tanto o filme quanto o álbum abordam a exaltação e resgate da cultura afrobrasileira, assim como a luta antirracista.
Os ingressos para a apresentação estão à venda no site Ticketmaster e na bilheteria da Arena Opus.
E mais:
Música
- A programação do primeiro Festival de Choro Mulheril, que começou na terça-feira (18), se estende até domingo e inclui apresentações, rodas de choro abertas e rodas de conversa gratuitas. Os destaques serão os shows de hoje (21), a partir das 19h, no palco Bugio Centro. A abertura será do Grupo Mulheril e a atração principal será uma apresentação com as professoras do festival. A agenda completa está disponível no perfil do Instagram da Roda de Choro Mulheril.
- Para a edição de junho da Sexta Jazz AF, o trompetista e compositor brasileiro Gabriel Barbalho fará uma apresentação em homenagem a Clifford Brown, um dos maiores artistas da história do jazz. Ao seu lado, estarão o pianista Edilson Tatu, o baterista Mauro Borghezan e o contrabaixista Tiê Pereira. O evento, realizado pela Aliança Francesa Florianópolis e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, inicia hoje às 20h, no Villa Romana Shopping. A entrada é gratuita.
- SOWETO se reúne com o cantor Belo na Arena Opus para apresentar “Sow3t0”, turnê que celebra os 30 anos desde a formação do grupo de pagode. O show será no sábado (22), às 00h, com abertura às 22h pela cantora Ana Clara. Ingressos estão à venda no site Bilheteria Digital.
- O cantor e compositor Rogério Skylab estará amanhã (22) no palco da Célula Showcase para apresentar “Skylab, o retorno”, com clássicos de seu repertório, como “Matador de Passarinho” e “Fátima Bernardes Experiência”. O show começa às 22h30, com abertura da banda Zoidz. Ingressos podem ser comprados no site da Sympla.
- Hoje (21), às 19h30, o Grupo Livre de Percussão (GLIP), levará ao auditório da EBM Osmar Cunha, no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, o concerto “Batucadas do Mundo”. Na apresentação, o grupo — composto por André FM, Rodrigo Paiva, Osvaldo Pomar e Marcio Bicaco — irá explorar as características de diferentes instrumentos percussivos, com o objetivo de unir a arte e a educação. A entrada é gratuita.
Teatro
- Diana Adada Padilha volta ao palco do Teatro da Ubro para encenar o espetáculo solo “Florbela Espanca”, do grupo de teatro O Dromedário Loquaz. Dirigido por Sulanger Bavaresco, a peça faz uma representação da vida da poetisa portuguesa que batiza o espetáculo. Entradas para a apresentação, que ocorrerá no sábado (22), às 20h, estão à venda no site da Sympla.
- No dia 23, o Domingo com Teatro, projeto patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, traz o espetáculo “O Presente”, do Palhaço Billy (Allan Ortega). A peça gratuita ocorrerá às 11h30 no CineSystem, no Villa Romana Shopping, e contará com tradução em Libras.
- O Projeto Sintoma retorna com seu terceiro e último capítulo: “Espalhar Pólvora para Colher Fogo”. Com atuação de Monica Siedler e direção de cena por Mariana Corale, o espetáculo abordará temas como trauma, narcisismo e o binômio verdade/mentira. Serão duas sessões: uma hoje (21) e outra amanhã (22), ambas às 20h na Casa das Máquinas. Ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local uma hora antes do início da peça.
Artes visuais
- Após encerrar sua exibição no Centro Integrado de Cultura (CIC), a mostra “O Cerco”, que representa a pesca da tainha por meio da arte, começou a ser exposta no Centro Cultural Bento Silvério esta semana. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h, ou nos sábados e domingos, das 13h às 17h30.
- A mostra gratuita “Etérea”, no Instituto Collaço Paulo, conta com cerca de 100 objetos artísticos e artefatos que representam ritos, mitos e símbolos religiosos. As obras, situadas entre os séculos XIV e XXI, são feitas com diferentes materiais e linguagens. Visitantes podem acessar a exibição de segunda-feira a sábado, das 13h30 às 18h30.
- A exposição “Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil” segue aberta no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, no CIC, e em sua versão digital, disponível online. com visitação gratuita, está disponível presencialmente de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
- Também permanece aberta para visitantes no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) a “Estandartes em Contratempo”, exposição que faz uma imersão na estética, cultura, ritos e simbologia das escolas de samba do carnaval de Florianópolis. Visitações podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e no sábado, das 10h às 13h30. Além disso, a mostra contará com mais uma roda de conversa no sábado (22), das 10h30 às 12h. Desta vez, o tema será “Carnaval: Memória e Imaginação pelos Registros Pictóricos de Artistas de Santa Catarina”, com os convidados Rosangela Cherem e Fabrício Tomazi.
Cinema
- No sábado (22), o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil, exibe o longa-metragem nacional “O Menino no Espelho”, dirigido por Guilherme Fiuza Zenha, em sua sessão semanal. Com duração de 74 minutos, o filme adapta a obra de Fernando Sabino, em que um menino, o pequeno Fernando, cansado de realizar suas tarefas e deseja ter alguém igual a ele para fazer no seu lugar. Uma reviravolta acontece quando o seu reflexo do espelho ganha vida e realiza o desejo de Fernando. As entradas são gratuitas e distribuídas por ordem de chegada antes da sessão, que começa às 16h.
- Entre 20 e 26 de junho, a programação do Paradigma Cine Arte traz o filme “A Filha do Palhaço”, dirigido por Pedro Diógenes. O filme é um drama familiar sobre uma adolescente de 14 anos que passa uma semana com seu pai comediante, que ela pouco conhece, juntos eles irão passar por experiências e transformar suas formas de convivência. Também estão em cartaz os filmes “13 sentimentos” (2024), dirigido por Daniel Ribeiro, “A Ordem do Tempo” (2023), com direção da italiana Liliana Cavani, e “A Musa de Bonnard” (2023), dirigido por Martin Provost. É possível acessar a programação completa e a venda dos ingressos no site do cinema.
Festas Juninas
- O tradicional Arraiá do Rio Tavares ocorrerá no MULTI Open Shopping, no sábado (22) a partir das 15h. Com entrada gratuita, a festa contará com atividades, brincadeiras para adultos e crianças, música e comidas típicas de São João.
- O TUM HAPPY Arraiá Floripa Airport traz a banda Bicho de Pé, especializada em ritmos do Norte e Nordeste do país (como o forró, maracatu, carimbó e o baião) para show no sábado (22), às 19h. Além disso, ocorrerão duas oficinas pela tarde: uma de construção de pipas, para crianças, e outra de pandeiro, voltada para mulheres. O evento será no Boulevard 14/32 do Floripa Airport, e a entrada é adquirida com a doação de 1kg de alimento não perecível.
- A feira semanal Viva a Cidade terá uma edição junina especial amanhã (22), no Terminal Cidade de Florianópolis, das 9h às 16h. Entre as atrações do evento estão uma exposição de carros antigos, tótem fotográfico, algodão doce e pipoca gratuitos e o Arraiá dos Núcleos. A feira é promovida pela CDL Florianópolis, Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Deixe um comentário