Fábio Jr apresenta show em São José 

Confira a programação cultural deste final de semana na Grande Florianópolis

Ana Muniz

O cantor está viajando pelo (Foto: Dudu Biagio)

Com a turnê “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos”, Fábio Jr. leva para a Arena Opus, em São José, um show que promete construir uma linha do tempo de sua carreira. A apresentação ocorrerá hoje (14) às 22h.

Foi em 21 de novembro do ano passado, aniversário de 70 anos do cantor, que a turnê foi lançada. O projeto pretende abordar tanto os maiores sucessos de Fábio Jr. como artista quanto momentos de mais intimidade e emoção.

Ingressos estão à venda no site da Uhuu e na bilheteria da Arena Opus.

E mais:

Música

O cantor, compositor e produtor Roberto Menescal é considerado um dos precursores da bossa nova. (Foto: Washington Possato)
  • A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe hoje, às 19h, Roberto Menescal, Leila Pinheiro e Quarteto para o show “Bossa Nova 65 anos”. A abertura, pelos músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital, começa às 18h. As apresentações ocorrerão no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Por meio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), estão sendo distribuídos gratuitamente 100 ingressos para estudantes de Graduação e Pós-Graduação no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos por ordem de chegada, mediante entrega de comprovante de matrícula impresso e documento oficial com foto. Para o público geral, entradas estão à venda no site Blueticket
  • Para dar início à campanha “TUM SOS RS”, serão realizadas apresentações musicais no Floripa Airport a fim de arrecadar dinheiro, alimento e vestimenta aos profissionais da música do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. O evento começa às 15h do domingo com os artistas Filipe Catto, Nei Lisboa, Renato Borghetti, Família Lima, Negra Jaque, Guinha Ramires, 50 Tons de Pretas. Ingressos podem ser adquiridos pelo valor mínimo de 30 reais no site da BlueTicket.
  • A banda belga de black metal Enthroned volta ao Brasil e traz o show “The Burning Dawn” para a Célula Showcase, em Florianópolis. Terá início às 17h deste domingo (16), com a participação das bandas NervoChaos, do Brasil, e Introtyl, do México. Entradas estão disponíveis pelo site Bilheto.

Teatro

Com a peça “O Pai”, Fulvio Stefanini marca 69 anos de carreira como ator. (Foto: João Caldas)
  • A montagem “O Pai”, dirigida por Léo Stefanini, toma os holofotes do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC) neste fim de semana. Ela será protagonizada pelo renomado Fulvio Stefanini, que também é o pai do diretor. Escrita pelo francês Florian Zeller, a peça retrata o dilema da filha de um idoso rabugento: cuidar pessoalmente dele ou colocá-lo em um asilo. Serão realizadas duas sessões: uma hoje e outra amanhã (15), ambas às 20h30. Ingressos podem ser comprados pelo site da Blueticket
  • Produzida pela Seareira Escola de Artes, a peça “Semearte” sobe ao palco do Teatro Camarim, no Estreito, em Florianópolis, no sábado (15), às 18h30. A montagem tem direção e atuação de Naiara Beneti e representa a memória do teatro em Seara, município do interior catarinense, por meio da vida da protagonista Juventina. Entradas podem ser compradas no site da Sympla.

Cinema

  • O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil, que ocorre na sala Gilberto Gerlach do CIC todos os sábados às 16h, realiza esta semana uma sessão de  curtas-metragens nacionais. Com duração total de 52 minutos, serão exibidos os filmes “3 temas para 60 janelas” (2014), “Lé com cré” (2018), “Minha rainha” (2008), “Salu e o cavalo marinho” (2014), “Mytikah: o livro dos heróis – Ep. 09 Clara Camarão” (2019) e “Lá do alto” (2016). Entradas são gratuitas e distribuídas por ordem de chegada.
  • O Cineclube Camarim dá continuidade à Mostra Grandes Diretores do Cinema com a exibição do longa “Como roubar um milhão de dólares” (1966), do diretor William Wyler. A sessão ocorrerá no domingo (16) às 19h e será seguida de uma roda de conversa com o diretor Jefferson Bittencourt e a atriz Giselle Kincheski. Os ingressos, distribuídos gratuitamente, estão esgotados. 
  • De 13 a 19 de junho, a programação do Paradigma Cine Arte traz a estreia de dois títulos nacionais: “13 Sentimentos” (2024), dirigido por Daniel Ribeiro, e “Porto Príncipe” (2024), da diretora Maria Emília de Azevedo. O primeiro longa é uma comédia romântica que retrata os desafios de manter a amizade após um término de relacionamento de 10 anos. O segundo é um drama passado em Florianópolis, que retrata o convívio entre a viúva Bertha e o imigrante haitiano Bastide. Também estão em cartaz os filmes “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” (2019), dirigido por Daniela Broitman, “Um Dia Nossos Segredos Serão Revelados”, com direção da alemã Emily Atef, e “A Ordem do Tempo” (2023), dirigido por Liliana Cavani. A programação completa e a venda dos ingressos está disponível no site do cinema.

Artes Visuais

  • Este é o último fim de semana em que a mostra “Coisas de Daniela” estará aberta para visitantes. Nela, estão expostas peças confeccionadas a partir de galhos trazidos pelo mar nas praias da ilha — principalmente na da Daniela. As visitas podem ser feitas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
  • Outra exposição se encaminha para seus últimos dias de exibição: “O Cerco”, na sala Lindolf Bell do CIC, que busca representar a pesca da tainha por meio da arte. Ela pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
  • No CIC, outra exposição está aberta para visitantes. É a mostra “Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil”, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina. Na exibição, o artista visual Cristiano Chaussard reúne obras de três coleções: “Pareidolia”, “Subexposição Microcosmos” e a coleção “Unrealism”. A visitação pode ser realizada de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Também está disponível para visualização virtualmente
  • A exposição “Estandartes em Contratempo”, com o carnaval e as escolas de samba da Grande Florianópolis como tema, segue disponível no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC). Pode ser acessada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e no sábado, das 10h às 13h30

História

  • A exposição gratuita “BPSC 170 Anos de História” permanece disponível na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), com fotografias, documentos, notícias e livros que registram o histórico da instituição. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Dança

Na mostra da Cenarium, alunos de todas as idades se apresentam com diferentes estilos de dança. (Foto: Instagram/@cenariumdanca)
  • De volta ao palco do Teatro Ademir Rosa, a Cenarium Escola de Dança realiza a mostra didática “XVIII Estação Cenarium – Inverno” no domingo (16), às 16h. Sob a direção de Aline Menezes, turmas da escola apresentam coreografias de diversos gêneros de dança. Ingressos estão à venda no site Blueticket.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *