Ana Muniz
O Festival Armacell EcoMúsica chega à Grande Florianópolis pela primeira vez, com três apresentações e uma masterclass. A programação inicia amanhã (5), com concerto no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Após outros dois espetáculos nos dias 7 e 9 no Teatro do Centro Multiuso de São José, o projeto itinerante terá continuidade em agosto no Museu de Arte de São Paulo (MASP), na capital paulista. Em 2024, o festival faz homenagem a Tom Jobim e marca 30 anos de saudade de um dos maiores nomes da música nacional, que morreu em dezembro de 1994.
No evento, é promovido um diálogo entre Jobim e o projeto EcoMúsica, desenvolvido por Fabio Caramuru, pianista e idealizador do festival. Esse trabalho de Caramuru é construído por meio da fusão de arranjos musicais com sons da natureza e busca conscientizar o espectador sobre a preservação do meio ambiente. “Eu procuro, por meio da arte, manifestar essa preocupação de uma forma palatável”, afirma o idealizador do festival. Para ele, Jobim demonstrava sua conexão e preocupação com questões ambientais por meio de suas falas e na sua obra, em sintonia com os valores da EcoMúsica.
A estreia no Teatro Ademir Rosa será com o concerto “Brasil em Dois Planos”, às 20h30. No palco, Caramuru e Marco Bernardo, que também é pianista, tocam repertório composto por composições de Tom Jobim e alguns de seus parceiros, como Vinícius de Moraes e Radamés Gnattali. Os ingressos para a apresentação estão esgotados.
Já na sexta-feira (7), será realizado o “Especial Tom Jobim” no Teatro Hermelinda Izabel Merize, localizado no Centro Multiuso, em São José. O espetáculo faz uma imersão na obra de Jobim apresentada pelo maestro e pianista catarinense Luis Gustavo Zago. Ele será acompanhado de Tiê Pereira no contrabaixo, Ana Luiza Remor na flauta, Raphael Buratto no violoncelo, Richard Montano na bateria e Claudia Bosse no vocal.
O festival encerra sua programação em Santa Catarina com “Vozes da Natureza”, no próximo domingo (9), também no Centro Multiuso. O concerto destaca Caramuru com composições autorais que combinam sons coletados na natureza a arranjos musicais. O pianista contará com participações especiais de Tiê Pereira e da cantora Jéssica Pereira.
Em todas as três apresentações serão projetadas videoartes sincronizadas à música feitas por Ciça Lucchesi. Embora as entradas para “Brasil em Dois Planos” tenham esgotado, ingressos para as apresentações em São José ainda estão disponíveis e podem ser adquiridos gratuitamente no Sympla.
Para além dos espetáculos, Fábio Caramuru ministrará a masterclass “Explorando a Música de Tom Jobim” na quinta-feira (8) para músicos de todos os níveis. Na aula, serão abordadas as técnicas, harmonias e nuances da repertório de Jobim, além de dicas e experiências do próprio pianista. O encontro, de acesso gratuito, ocorrerá no Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e é possível inscrever-se pelo Sympla.
Deixe um comentário