Artistas catarinenses em prol do Rio Grande do Sul

Festival Artístico Solidário arrecada doações para vítimas das enchentes

Maria Clara Lima

A solidariedade entrou em cena no palco do Teatro Ademir Rosa (TAC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em 28 de maio. Produzido por Duda Kuerten, o Festival Artístico Solidário usou a arte para arrecadar doações para as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul desde 30 de abril.

Formada em Teatro, Duda diz que sentiu necessidade de usar seu amor pelos palcos como forma de ajudar. “Eu já tinha feito algumas doações, mas queria fazer mais, queria mobilizar pessoas”. Foi assim que surgiu a ideia de montar um espetáculo de canto e dança. A produtora entrou em contato com companhias de teatro, cantores, pintores e demais trabalhadores de arte e cultura para estruturar o projeto. Depois, correu atrás do incentivo de instituições, públicas e privadas, que apoiassem a causa.

O início do festival foi por conta do cantor catarinense Cadu Duarte, que junto com sua banda levou ao palco alguns dos maiores sucessos de Cazuza. O ex-participante do The Voice incluiu na setlist sua música “Meu Jeito”, uma declaração de amor próprio e protesto contra o preconceito.

Cadu Duarte (@caduduartee) encantou o público com canções de Cazuza. (Foto: Fabiano Augusto)

Em meio às canções, Cadu divertiu a plateia com seu bom humor. Além disso, lembrou a todos que continuar doando para os gaúchos é essencial. O Festival Artístico Solidário abriu uma conta, com chave Pix (CNPJ – 07.983.599.0001/70), com o objetivo de receber doações financeiras.

O espetáculo “Uma Noite na Broadway”, da companhia Marquee Productions, brilhou sob os holofotes. Com seis cantoras, um cantor, um trio fazendo coro e a banda, clássicos do pop internacional ganharam um novo arranjo.

Estrelado pela primeira vez em 2022, Uma Noite na Broadway já esteve em cartaz algumas vezes, mas sempre com modificações e novidades. A cantora e dançarina Renata Rodrigues se alegra por participar do espetáculo novamente. “Alteramos algumas músicas e preparamos surpresas para essa apresentação”. Solos, duetos e canções interpretadas pelas seis cantoras encantaram o público. “É gratificante saber que dessa vez nos reunimos, por vontade própria, para fazer uma boa causa”, diz.

Renata Rodrigues (ao centro) performando Uma Noite na Broadway, da companhia Marsques Productions (Foto: Fabiano Augusto)

Para fechar a noite, a pequena Liz levou a canção “Depende de Nós”, de Ivan Lins. Apesar de começar sozinha, terminou os versos acompanhada de todos os cantores que se apresentaram, reforçando ainda mais a mensagem de união que os versos passam.

Solidariedade em cena

Todo o lucro dos ingressos será repassado para organizações gaúchas. “Fizemos de tudo para maximizar os lucros”, conta a produtora Duda Kuerten. Ela agradeceu não só às pessoas que prestigiaram o festival, mas também a todos que se voluntariaram a participar. Além dos artistas, que participaram espontaneamente, amigos de Duda se prontificaram a compôr o time de staff.

Os espectadores puderam escolher na hora da compra do ingresso a opção solidária. Para validar o desconto no valor da entrada, bastava levar ao TAC um quilo de alimento não perecível. A iniciativa arrecadou mais de meia tonelada de alimentos.

A arte visual também recebeu um espaço durante a noite. Entre os shows Cadu Duarte canta Cazuza e Uma Noite na Broadway, Duda subiu ao palco com o produtor Rodrigo Marques, para leiloar um quadro do pintor Will Costa. O quadro de Rita Lee foi pintado a mão e doado por Will. Vendido por R$ 1.600, todo o valor será destinado ao Rio Grande do Sul. Rodrigo deixou aos demais participantes do leilão o convite para doar o valor que tinham oferecido para o quadro. Ainda, agradeceu ao pintor por sua colaboração e ressaltou a importância dos artistas se apoiarem, especialmente em momentos de dificuldade.

O produtor Rodrigo Marques entregou a obra de Will Costa à ganhadora do leilão. (Foto: Fabiano Augusto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *