Cristiane de Souza

Há algo de indiscutível curiosidade na ideia de receber um livro em casa sem saber qual será o seu título. A surpresa devolve à leitura o acaso que o excesso de informação contemporâneo parece ter posto de lado. Em vez do trabalho de pesquisar sinopses, o que está em alta, a arte das capas e os lançamentos, o leitor simplesmente pode esperar o livro chegar à sua casa. A pequena caixa chega lacrada; ali está a obra, envolvida em papel de seda e acompanhada de pequenos objetos decorativos. Por um momento, a experiência se aproxima da sensação de ter ganhado um presente. Não se resume à chegada de um romance ou um volume de contos; é um pequeno ritual. E é aí que se encontram o impacto comercial e cultural do clube Amora Livros e aquilo que exige uma reflexão crítica acadêmica.
O Amora apresenta-se como um clube de assinaturas dedicado à literatura escrita por mulheres. O plano de adesão é flexível, podendo ser anual, semestral ou mensal. Há o envio de uma obra-surpresa, um livreto com um conto e brindes, como chaveiros, adesivos, cartões-postais, marcadores etc. Na loja virtual, o projeto comercializa também camisetas, sacolas de algodão e acessórios com estética literária.
Nada disso é, em si mesmo, um demérito. Há virtudes evidentes nessa iniciativa. A produção literária autoral de mulheres foi historicamente submetida a mecanismos de invisibilização e marginalização editorial. Qualquer projeto comercial ou cultural que amplie a circulação de autoras contemporâneas atua em uma disputa simbólica de inegável relevância. O clube aparenta ter como objetivo promover narrativas plurais, descentralizar o cânone e democratizar a leitura no Brasil.
Uma análise mais incisiva surge quando uma iniciativa de difusão de leitura passa não apenas pelas intenções declaradas, mas pelo modo como produz valor e opera no mercado de bens simbólicos. O que o assinante adquire ao abrir a caixa? Um texto literário? Uma curadoria especializada? Uma comunidade de leitores? Uma declaração de identidade política? Um conjunto de objetos de consumo estético? Ou a fusão indissociável de tudo isso?
Provavelmente, a combinação de todos esses elementos. E é essa sobreposição entre literatura, mercado e identidade que converte o Amora em um objeto para avaliação especulativa.
Recorte e categoria – a prateleira
É fundamental reconhecer que a premissa do Amora nasce de uma necessidade real do mercado de livros. Ao selecionar obras de escritoras vivas do Brasil e do mundo, o clube exerce um papel ativo de mediação cultural. Em um mercado editorial saturado por centenas de lançamentos semanais, filtrar e indicar são ações que orientam a pessoa leitora. Num cenário historicamente desigual, priorizar a autoria feminina funciona como correção de assimetrias.
O ponto essencial dessa discussão não é questionar a importância de ler autoras mulheres, mas examinar o que acontece quando a identidade de gênero do sujeito que escreve se torna a principal regra para a avaliação e a reunião das obras. Em termos estritamente literários, o gênero ou a identidade social da autoria são condições de existência, não indicadores do valor estético de um texto — dialogando com o rigor crítico de Vladimir Nabokov, para quem a análise literária deve focar no modo como a obra funciona e em seus detalhes estéticos, já que “as ideias gerais não têm a menor importância”.
Uma escritora pode produzir ficção científica, romance histórico, narrativa policial, autoficção, poesia, literatura de testemunho ou uma prosa inclassificável. Pode elaborar uma escrita brilhante e única ou construir uma narrativa trivial e previsível. Pode ser editada por uma casa independente ou por uma corporação multinacional. E é dessa forma que a lógica do clube Amora pode gerar uma ambiguidade não intencional. Ao tentar combater a invisibilidade histórica, corre-se o risco de instaurar uma forma de homogeneização, na qual obras radicalmente heterogêneas acabam reunidas essencialmente sob o mesmo rótulo.
A metáfora da “prateleira” é significativa, pois é nela que os livros estão organizados e acessíveis. Contudo, ela também nivela. Quando posicionamos lado a lado livros de autoras com projetos estéticos antagônicos sob o único rótulo de “literatura feita por mulheres”, realizamos uma operação prática muito útil para o comércio e a catalogação, mas insuficiente para um estudo reflexivo. O que cabe aqui questionar é a aproximação destes textos. Exigir que o clube abandone seu recorte seria um contrassenso, pois dele depende sua existência como marca. A exigência legítima da crítica é que a política de visibilidade não substitua ou anule o julgamento estético individual.
Leitura por escolha ou por curadoria
Escolher uma leitura envolve o risco do equívoco. O leitor autônomo compra um volume atraído por algum paratexto e pode se decepcionar já nas primeiras páginas com uma escrita enfadonha; ou descobre, ao acaso de um sebo, um romance transformador. Essa margem de erro é parte do amadurecimento da criticidade.
Essa dinâmica é alterada no modelo de clube por assinatura ao transferir a prerrogativa da escolha para a equipe de curadoria. O assinante firma um contrato no qual abdica de saber antecipadamente o título que receberá, comprando a promessa de uma escolha qualificada. Trata-se de uma troca legítima, mas que transforma a confiança na mediação em parte central do produto vendável.
O Amora afirma consultar agentes, ler centenas de originais e acompanhar festivais para selecionar o que considera melhor na produção contemporânea, processos frequentemente compartilhados com o público via newsletters e redes sociais. Contudo, mais do que atestar a legitimidade desse processo, não são apresentados os critérios formais e conceituais que tornam determinado livro merecedor da escolha, bem como o grau de transparência com que esses parâmetros são apresentados à pessoa leitora.
A caixa mensal poderia trazer um ensaio que justificasse a escolha a partir da forma literária. Nele poderiam constar, por exemplo, os motivos da seleção da narrativa em detrimento de outras, um mapeamento estético da obra ou, ainda, uma revelação mais consistente de como a autoria maneja o tempo, a focalização e a linguagem, constituindo, portanto, um repertório analítico que permita à pessoa leitora situar a escolha da curadoria para além da mera afinidade temática.
Essa relação entre mediação e escolha pode ser aproximada da reflexão de Foucault sobre a função histórica da crítica. Diante do distanciamento entre a produção literária e o público, tornou-se necessária “uma crítica que tratasse das relações da obra com a leitura; uma crítica que regulasse o consumo das obras”. O autor observa ainda que o consumo literário se tornou um fenômeno cuja regulação seria “econômica, talvez política, e não mais estética”. No clube de assinatura, essa dimensão reguladora se atualiza na própria curadoria, que não apenas recomenda, mas define quais obras serão apresentadas ao leitor.
Dessa forma, ao abrir a “caixa-preta” da seleção, o clube deixaria de ser apenas um distribuidor de novidades e passaria a operar como um agente de formação crítica. O Amora possui infraestrutura para esse salto, pois mantém um entorno digital, publica conteúdos em blog e articula ciclos de leitura, como os vinculados ao Clube do Livro mensal aberto às assinantes. Há, nesse espaço, condições para ir muito além do envio de mercadorias.
Consumo e ideia de pertencimento
A inteligência comercial do Amora reside em ter compreendido que, na economia contemporânea, o livro físico isolado perdeu espaço para a venda de “experiências”. A oferta de brindes e vestuário com frases como “Leia mais mulheres” ou “Mais livros, mais livres” não é um detalhe periférico. Trata-se da conversão do ato de ler em uma identidade performática e visível. O leitor não apenas consome uma obra; ele veste a causa, ostenta a sacola do clube e sinaliza publicamente seu pertencimento a uma comunidade leitora esclarecida e engajada.
Nesse horizonte, a reflexão de Michel Foucault sobre os circuitos de recepção é esclarecedora. Em suas análises sobre a crítica literária e a difusão da cultura, aponta como o consumo da literatura pode ser progressivamente capturado por dinâmicas mercadológicas, deslocando o eixo da experiência:
A leitura de um livro não é simplesmente o ato de consumi-lo, de o absorver, de o assimilar; é também uma maneira de se situar num circuito, de pertencer a um grupo, de expressar uma escolha que é social, e não apenas estética. O consumo do livro tornou-se um fenômeno cuja regulação é econômica, talvez política, e não mais estética. – Foucault
Existe uma diferença fundamental entre afirmar que o clube apresenta uma escritora cuja linguagem altera a percepção de mundo e afirmar gostar de se sentir parte do grupo que consome a seleção do clube. No primeiro caso, a mediação serve de ponte para a literatura. No segundo, a literatura corre o risco de ser instrumentalizada como mero passe de entrada para uma comunidade de pares. A distinção é importante porque, para Nabokov, a experiência literária não se esgota na identificação pessoal ou no reconhecimento de uma comunidade: “Uma vez que o grande artista usou sua imaginação ao criar o livro, é natural e justo que seu consumidor também a use”.
Portanto, falar sobre o que uma história provoca pode ser o começo de uma conversa, mas não deveria ser seu ponto de chegada. Entre o “isso me atravessou” e o juízo de que uma obra é literariamente potente existe um espaço de análise que, nesse contexto, cabe à crítica ocupar. O livro, assim, arrisca deixar de ser um objeto de perturbação da linguagem para atuar prioritariamente como marcador de status cultural e alinhamento ideológico. O ecossistema criado pelo clube — a caixa, a surpresa, os brindes, os encontros virtuais — é envolvente e pode ser apreciado pelo leitor. Porém, a crítica precisa indagar: o que acontece quando o envoltório da experiência se torna mais memorável do que o próprio texto literário?
Para além dos “atravessamentos”
Em relatos de integrantes desse clube de leitura, do qual a autora deste texto também participa, é frequente o registro de encontros pautados quase exclusivamente por depoimentos pessoais, identificações biográficas e “atravessamentos” afetivos suscitados pela obra, com escasso espaço para a análise dos recursos de linguagem.
Embora o impacto pessoal da leitura seja legítimo e indispensável, o afeto individual não esgota a significação de uma obra de arte. Quando o debate se limita a compartilhar as impressões e os sentimentos provocados pelo livro, abandonam-se questões fundamentais acerca da construção do narrador, do ritmo narrativo conferido pela pontuação, do caráter desafiador ou clichê da linguagem e das formas pelas quais o texto dialoga com a tradição literária.
Poder-se-ia argumentar que exigir tal grau de reparo formal seria impor uma postura de especialista a quem busca na leitura apenas uma experiência de lazer. Contudo, atentar para a tessitura do texto não exige erudição acadêmica nem o domínio de jargões teóricos; exige apenas curiosidade pelo modo como as palavras produzem sentido. A análise da forma não pertence exclusivamente à crítica especializada; é um recurso acessível a qualquer leitor disposto a investigar por que determinada página o comoveu, perturbou ou aborreceu.
É oportuno recorrer aqui à reflexão de Vilém Flusser na obra Língua e Realidade. Ao examinar o papel do pensamento e da linguagem na cultura, Flusser adverte:
O superintelectualismo e o anti-intelectualismo da atualidade são as consequências desse mergulho, mas não as únicas alternativas face ao presente estado de coisas: uma reavaliação do intelecto como campo de festa abre uma terceira alternativa. – Flusser
A formulação de Flusser sobre o “intelecto como campo de festa” oferece um caminho fértil para superar a dicotomia do clube de leitura. Do estágio ingênuo, em que o leitor apenas vivencia o texto sem mediação analítica, ao desvendamento crítico, que muitas vezes resulta em um distanciamento estéril, o pensamento corre o risco de perder sua vitalidade. Superar essa alienação exige reconhecer os limites da linguagem sem renunciar ao rigor; trata-se de participar da leitura com plena consciência de seu caráter “festivo”. Ao deixar de ser mero instrumento de controle acadêmico ou desabafo estritamente confessional, o intelecto transforma-se em espaço de celebração e reverência do texto. O exame da forma, a discordância estilística e a análise da linguagem não anulam o afeto; tornam a experiência estética consciente, compartilhada e verdadeiramente transformadora.
A singularidade do texto
Em seu célebre ensaio A arte da literatura e o bom senso, Vladimir Nabokov constrói uma defesa intransigente da imaginação contra aquilo que chama de “bom senso”, a tendência a enquadrar a realidade em categorias previsíveis, convenientes e facilmente comunicáveis. Para Nabokov, a criação e a recepção literária dependem da capacidade de apreender aquilo que escapa às generalizações. Em suas palavras, “a mais sublime delícia de uma mente criativa é a supremacia concedida a um detalhe aparentemente incongruente sobre uma generalização aparentemente dominante”.
O princípio nabokoviano serve como um antídoto indispensável para as estratégias de padronização do mercado editorial. A curadoria precisa classificar; o marketing precisa resumir; a prateleira precisa categorizar. A boa literatura, no entanto, resiste a essas simplificações justamente por meio da irrupção da forma e do pormenor singular.
O papel da crítica é proteger a singularidade do texto contra a tentação de reduzi-lo a um tema, uma pauta ou um panfleto. Uma escritora não deve ser tratada como representante diplomática de seu gênero. Uma leitora crítica preserva o direito inalienável da incoerência: pode admirar a trajetória de uma autora e julgar seu último romance um fracasso formal; pode rejeitar obras aclamadas por sua comunidade e encantar-se com textos esquecidos pela crítica hegemônica. A autonomia da leitura reside na recusa em confundir identidade com valor estético.
Proposições para uma formação literária através do clube
Para que o diagnóstico aqui elaborado não se restrinja à denúncia do modelo de consumo, é produtivo apontar caminhos pragmáticos que indiquem como o Amora pode avançar do papel de mero mediador comercial para o de um agente de formação literária emancipadora. Nesse sentido, a transparência curatorial desponta como um passo fundamental, podendo cada edição ser acompanhada por um ensaio assinado pela equipe ou por pareceristas convidadas. Esse material explicitaria os critérios estéticos, as escolhas formais e as razões pelas quais a obra se destaca na produção contemporânea.
Em paralelo, faz-se necessária uma firme desvinculação entre identidade e valor, afirmando abertamente nos canais do clube que nem todo livro escrito por uma mulher é excepcional e garantindo às autoras o respeito de terem seus textos analisados com rigor e sem julgamentos superficiais. Para enriquecer essa leitura, vale a pena trazer pesquisadoras e ensaístas para criarem guias focados na linguagem, no ritmo e na estrutura da história, indo além do simples resumo do enredo.
Por fim, o amadurecimento dessa formação depende do estímulo à discordância e da redefinição das prioridades da experiência de leitura. É preciso criar espaços nos debates do clube dedicados especificamente à controvérsia e ao contraponto, desencorajando a unanimidade superficial e valorizando os pontos de vista diversos. Na prática, isso significa colocar o texto e o debate no centro do kit mensal. O suplemento analítico, com entrevistas aprofundadas, contexto histórico e ensaios, deve ganhar mais destaque e valor do que os brindes ou acessórios visuais.
A literatura como comunidade de diferenças
O mérito histórico de iniciativas como o Amora Livros em expandir a visibilidade de autoras contemporâneas é indiscutível. Contudo, essa conquista exige vigilância constante para que a pauta da representatividade não seja neutralizada pela lógica da simples espetacularização de mercadorias.
Ler mais mulheres não pode significar o consumo passivo de uma coleção de identidades cuidadosamente embaladas para presente. Deve significar o encontro com vozes divergentes, incômodas, esteticamente experimentais ou deliberadamente imperfeitas. A literatura não é uma reunião de consensos confortáveis; é o espaço por excelência da contradição, do atrito e do rigor da linguagem.
A contribuição mais consistente que um clube de leitura pode oferecer ao campo cultural não é a promessa de um pertencimento comunitário passivo, mas a entrega de repertório e instrumentos analíticos que permitam ao leitor fechar o livro e perguntar, com autonomia e rigor: isto é bom? E por quê? Ao enfrentar essa pergunta sem recorrer a facilidades identitárias ou mercadológicas, o leitor deixa de ser um mero consumidor de experiências embaladas para se tornar um participante pleno e consciente da vida literária.





Deixe um comentário